Em baixo descodifico o verdadeiro significado de algumas questões feitas em entrevistas de emprego e o que deves evitar dizer, ou, por o que deves substituir.
❔O que o levou a enviar o currículo para esta empresa?
❌ “Candidatei-me a esta vaga porque preciso de emprego.”
✅ A resposta deve centrar-se na oportunidade e no porquê de trabalhar naquela entidade e não apenas no facto de precisares de um emprego. Na realidade o empregador já começou a testar os teus conhecimentos acerca do que sabes sobre a entidade ou do seu core business. Mostra todo o teu entusiasmo por quereres verdadeiramente trabalhar naquele local.
❔Quais as suas mais valias?
❌ “Sou perfecionista e gosto de trabalhar em equipa.”
✅ Cria uma sequência narrativa acerca das tuas qualidades, competências técnicas, características pessoais e sobre o teu percurso académico e/ou profissional e dá alguns exemplos de experiências anteriores em que as tenhas colocado em prática. O perfecionismo não é uma qualidade, pois quanto mais perfecionista fores, menos trabalho consegues terminar em tempo útil.
❔Porque o devemos escolher em vez dos restantes candidatos?
❌ Não te compares ou fales mal dos outros candidatos.
✅ Existe algo que te destaca de todos os outros candidatos, as tuas caraterísticas pessoais que podem ser usadas a teu favor em contexto de trabalho, quais são? O que dizem os teus amigos e família sobre ti? Podes também optar por dar ideias de projetos que tenhas pensado em colocar em prática no novo trabalho caso venha a ser teu.
❔O que faz no seu tempo livre?
✅ O que fazemos no tempo livre reflete aquilo que somos e o que gostamos, não o devemos omitir mas selecionar o que responder. Com esta pergunta o empregador poderá querer saber se pode contar contigo para cumprir horários/datas/entregas e se os hobbies não irão interferir durante o horário de trabalho.
❔Qual o seu maior defeito?
✅ O melhor será referir um defeito não muito pessoal, um defeito que estás a trabalhar para melhorar, pois todos temos defeitos, mas poucos tomam medidas para os minimizar.
❔Onde se vê daqui a 5 anos?
✅ Existe uma crescente tendência em não permanecer mais do que dois anos no mesmo local de trabalho (às vezes menos tempo), pelo que com esta questão o empregador quer saber se a vaga à qual te candidatas será apenas algo temporário na tua vida, ou se pode fazer parte dos teus planos de carreira a longo prazo. Não tens de saber a resposta logo à partida, mas tenta não parecer desnorteado ou confuso, mostra curiosidade e ambição por trabalhar e entretanto vai pensando onde te vês daqui a 5 anos.
❔Porque deixou o emprego anterior?
❌ Nunca fales mal de ninguém pois irás passar por rancoroso, e também não respondas “por nenhuma razão em particular” pois vais soar a mentiroso e pouco confiável.
✅ Foca-te nos aspetos positivos do trabalho que desejas, na aprendizagem e na possibilidade de progressão na carreira que tanto ambicionas. O recrutador quer garantir que contrata alguém responsável e a quem possa confiar ‘o seu bebé’.
❔Qual a expectativa salarial?
❌ Não deves responder “não sei”, nem valores muito acima do mercado para a tua área de trabalho, pois demonstra que não pesquisaste e não estás informado ou tens expectativas demasiado altas.
✅ “Com a minha experiência e competências, espero um salário na faixa dos 1.000€ a 1.500€, mas estou aberto a discutir a proposta e benefícios da empresa.”
Será que também devo fazer perguntas na entrevista? Sim!
As entrevistas de emprego servem para que os empregadores te possam conhecer, mas também para poderes conhecer a empresa e perceber se a relação laboral poderá ser um bom match. Pelo que podes e deves fazer perguntas aos recrutadores. Tais como:
- A empresa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional?
- Como é a dinâmica da equipa com quem vou trabalhar?
- Se eu for contratado, como posso contribuir para o sucesso da empresa?
- A empresa disponibiliza benefícios como seguro de saúde, formação profissional, dias extra de férias ou ajudas de custo?
- Qual o valor do subsídio de alimentação? Em dinheiro ou cartão?
- Existe a possibilidade de trabalho híbrido, (combina trabalho presencial com trabalho remoto)?

Sobre a autora
Catarina Paixão
Todos os artigos deste blogue resultam da experiência adquirida dos vários anos de acompanhamento e mentoria a jovens adultos em início de carreira profissional, sempre com o intuito de os capacitar a alcançar a sua melhor versão profissional.